sábado, 5 de fevereiro de 2011

Diferença entre grafite e arte pré-histórica

Grupo 3: Alysson de Jesus Gomes, Bruna Vilarinho, Janine, Isabela Duarte, Isabella Souza Brandão, Tatyane Rodrigues.
Grafite
Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street artou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche.
Mascaraluchalibre.JPG                  Muro_jockey.jpg
                          OlindaGraffiti.jpg




Arte pré-histórica
A chamada arte pré-histórica é o que podemos assemelhar com produção dita artística do homem ocidental dos dias de hoje feito pelos humanos pré-históricos, como gravuras rupestres, estatuetas, pinturas, desenhos. A arte pré-histórica não está necessariamente ligada à ideia de "arte" que surgiu a partir do renascimento, pois estabelecer um paralelo entre a civilização ocidental e os humanos pré-históricos é uma tarefa muito extenuante, senão mesmo impossível. A relação que o homem pré-histórico tinha com esses objetos é impossível definir. Pode-se, no entanto, formular hipóteses e efetuar um percurso para apoiá-las cientificamente. Ainda hoje, povos caçadores-recolectores produzem a dita "arte" e em algumas tribos de índios percebe-se a relação do homem contemporâneo com o conceito atual de obras de arte e também de comércio.
Creation_of_Adam_(Michelangelo)_Detail.jpg              Venus-de-Laussel-vue-generale-noir.jpg











Diferença entre grafite e arte pré-histórica
Grafite é uma arte feita em paredes. Já a arte pré-histórica é feita como gravuras rupestres, estatuetas, pinturas e desenhos. Então, podemos concluir que a diferença é grande, pois o grafite é uma arte mais atual, mais moderna. Já a pré-histórica é uma arte mais antiga, começou há muito tempo atrás.

3 comentários:

  1. Fernanda,

    Cuidado com as copias da internet, ou melhor da wikipedia. Vocês definiram bem o que é graffiti e o que é arte rupestre, faltou fazer uma comparação e uma pesquisa mais embazada...

    bjks

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO TB SOU 1º ANO B TO AQUI PORCAUSA DA PESQUISA DE ARTES, RELAXE QUE EU NÃO VOU DA CTRL C E CTRL V. EU ACHO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir